terça-feira, 9 de novembro de 2010

Charme extra: Chapéu Panamá

Ele é um acessório que pode até ser difícil de usar, mas dá um up instantâneo ao look. O chapéu torna qualquer produção basiquinha mais charmosa. E se aqui no Brasil, apesar do sol brilhar a maior parte do ano, o pessoal ainda resiste em usar, em vários países é super comum e usual. Vide as francesas.
Inès Dayet é francesa e usa chapéu

Comprei um chapéu Panamá na minha viagem a Buenos Aires, na feirinha "vintage" de San Telmo (programa tradicional de todos os domingos na cidade) e estou em dúvida de como e onde posso usar. E nada melhor que bisbilhotar imagens "inspiracionistas" pra ter ideias e colocar truques bacanas em prática.

Um pouco de história

O chapéu “Panamá” é tecido há mais de 1000 anos. São feitos à mão, por índios Incas. Cada um, demora de 2 dias a 6 meses, para ser feito.


Chapéu Panamá clássico

A palha do chapéu nasce em apenas um lugar do mundo, no Equador.



É chamado Panamá, porque quando os franceses, e depois os americanos, construíram o Canal do Panamá, passaram a usar os chapéus para se proteger do calor e da umidade, imitando os trabalhadores locais. Ao voltarem aos seus países, eram perguntados de onde eram estes chapéus, e respondiam, do Panamá. E assim, no mundo todo, ficou conhecido com este nome.



É tão legal saber a história da peça, né? O chapéu Panamá é bacana pois tem várias variáveis. Com abas mais largas (o clássico), com abas mais curtas, coloridos. A faixa que o envolve também varia de cor. O meu preferido é o clássico mesmo.


Gisele com um modelo de abas curtas


Formas de usar


Logo que penso em chapéu, penso em praia, calor e areia. E este (o verão) é com certeza, o momento ideal para começar a usar chapéu. Aí, nem todo mundo vai te olhar atravessado, achando bonito, mas diferente. Com biquini, saída de praia, batas larguinhas, fica digno.

Mas na cidade um chapéu também tem seu valor. Em looks casuais, com saltos baixos, vestidos soltinhos, saias amplas cumpre seu papel atualizador.

Se não fosse o chapéu, ela estaria básica até demais né?

Usado por cima de lenço, um jeito bem charmoso, de ladinho

Campanha: Vamos usar chapéus!

Pra proteger do sol ou pra fazer um charme.

2 comentários:

Ana Ponick disse...

Bem Panamá! Adogo!
Acho a cara da riqueza!

;*

Natália Bohrer disse...

Também acho, Ana!!

Bjinhos