terça-feira, 23 de novembro de 2010

Pelo bem dos nossos pés: Sapatilhas, Mocassins, Oxfords e Docksides

Um salto alto pode até ser lindo, glamouroso, sexy, etc... Mas convenhamos que passar o dia inteiro com eles e até uma noite na balada na sua companhia pode ser uma experiência não muito agradável. Os pés doem, incham, pedem água!

Sorte nossa que existem hoje muitas opções para os saltos! Primeiro vieram as sapatilhas, que viraram uma paixão. Quem não tem pelo menos uma no armário?


Sapatilha Repetto, um clássico!

De umas temporadas pra cá, modelos originários do closet masculino estão aos poucos migrando para o nosso! Oxfords, mocassins e docksides estão fazendo a cabeça de muitas meninas espertas por aí! E porque não aproveitar essa chance de ficar bonita e confortável, certo?

Mocassins da marca Tod's, queridinha das celebridades e um clássico

Um pouco de história

A princípio, as sapatilhas eram somente usadas por homens nobres. Só a partir do século 20, as mulheres aderiram à peça. O modelo com bico redondo é inspirado nos calçados usados pelas bailarinas. Divas como Audrey Hepburn e Brigitte Bardot eram fiés adeptas!
Sapatilha da Shoestock

Reza a lenda que os modelos oxford são assim chamados porque os meninos da Universidade de Oxford, nos Estados Unidos, adoravam esse tipo de sapato. Assim, acabou virando gíria para descrever a peça.

Oxfords metalizados Luiza Barcellos

Os docksides foram criados inicialmente para serem uma opção diferenciada para os calçados náuticos, feitos em lona, acabaram se tornando símbolo do estilo de vida americano e ícone de modernidade e conforto.

Docksides coloridos

Os mocassins foram criados pelos índios norte-americanos e eram inicialmente confeccionados em casca de árvore, sem salto. Foram moda nos anos 80 e a morte de Michael Jackson foi um dos motivos para esse modelo voltar a ser aposta quente nos pés de quem sabe das coisas. A marca italiana Tod's é a mais famosa, por seus modelos clássicos.
Atenção, existe uma diferença entre dockside e mocassim: dockside tem solado emborrachado e cadarços, o mocassim era geralmente de camurça e tinha pequenas bolinhas na padronagem do solado. Mas na versão moderna, as diferenças não existem. Algumas marcas misturaram os dois tipos num só calçado!
Aproveite que muitas marcas estão apostando na tendência, principalmente colocando toques femininos nos modelos. Como o oxford em tom pastel da Arezzo, que já postei aqui.

Ela usa mocassim preto com calça pink - reparem no contraponto do sapato masculino com a calça de cor bem feminina!

Aqui, Alexa também fez o mesmo contraponto - Mocassim com vestido romântico

Kate Moss num look monocromático em preto, o decote valorizou o colo

O mocassim é ótimo para ser usado com calça capri, aquelas até o tornozelo

Mais uma vez com calça capri

Aqui a menina usa um modelo oxford em tom pastel e meia 3/4 - Mais fofo impossível

A dica de styling é criar um look misturando o sapato, que tem uma pegada masculina, com peças bem femininas, românticas! Pode ser um babado, um frufru, uma saia mais rodada, um lacinho fofo...opções é que não faltam!

Mais alguns modelos!



Estes Oxfords de camurça da Schutz são um golpe no meu coração - Cada par sai por R$ 260
O oxford branco é uma aposta forte para o verão! Este é Juliana Bicudo, R$489

Eu adoro! Acho que dá um toque de estilo muito bacana. E vocês?

2 comentários:

Taize Santos disse...

Adorei o post, sou fãzona das sapatilhas, e elas vão bem com vários looks. Os oxfords estou resistindo, não sei por quanto tempo, kkkk. A Santa Lola tem uns coloridos em tons pastel mara.Bjs

Natália Bohrer disse...

Sim Tai! Já eu to amando os oxfords, mas comprei um da Arezzo que machuca muito meu pé! hahaha Daí fica complicado!

Bjos