quinta-feira, 17 de maio de 2012

Azul na decoração

O azul é uma cor fresca, tranquilizante, que se associa com a parte mais intelectual da mente, assim como o amarelo. O azul representa a noite. O azul-claro e o azul-celeste nos fazem sentir calmos e protegidos de todo o alvoroço das atividades do dia. Também é aconselhável contra a insônia. O azul ajuda a controlar a mente, a ter clareza de ideias e a ser criativo. Essa introdução é importante para ressaltar todos os benefícios que a cor azul pode trazer para a nossa casa. Gosto muito da cor, acho que ela realmente acalma, é uma cor tranquila.


Isso sem falar na beleza da cor, né? Decorar algum ambiente da casa com azul é bem válido, pois além de todas as qualidades que a cor propicia, existem diversos tons lindos. Selecionei várias imagens onde o azul é a cor estrela do ambiente para a gente ver juntas. Vamos lá?

Aqui o azul está na parede e no tapetinho listrado (com o mesmo tom). Reparem como azul fica bem com outros tons neutros, como branco e a cor da madeira clara.

Muito gracinha este ambiente. O azul está na parede (num tom mais escuro), no sofá e no pufe (num tom mais aberto). O rosa e o branco  complementam as cores da sala, super alegre.

Aqui o azul e o rosa também são as cores principais do ambiente. Mas notem que pelo tom mais pastel do azul (até puxando para um verde) a sala ficou mais aconchegante e menos chamativa.

Adoro este quarto em tons de azul e verde. Super charmoso, cheio de detalhes que fazem a diferença: o lustre de vidro azul, o quadro em tons de branco e azul, a estampa  embaixo da cama e a cadeira verde complementam o ambiente com harmonia.

Esta sala é praticamente toda em tons de azul com temática no fundo do mar, viram as conchinhas e corais? Reparem nas listras da cortina e da almofada, que dão uma quebrada no azul monocromático.

Neste ambiente o azul é o ponto de cor principal, estando presente em apenas uma almofada. O restante do ambiente é todo neutro (em tons de branco e bege).

Uma ótima ideia para adicionar cor (seja ela qual for) no ambiente é pintar uma porta - ou várias. Olha que linda que ficou a porta de entrada no mesmo tom da poltrona! Viram como o azul casa bem com madeira rústica? Acho que esse combo super combina em casas de campo. 

Aqui o azul tem uma proposta mais glamourosa, pelo tecido com brilho e os objetos de vidro do ambiente. Lindo o jogo de cama em tons de azul - uma forma fácil de adicionar a cor no quarto, sem precisar de reforma ou pintura!

Este quarto é repleto de cores, mas o azul da cortina se sobressai, não acham? Colocar uma cortina azul na quarto, por todos os benefícios que falamos, pode ser bem interessante, já que a luz que entra pela janela reflete em todo o ambiente, dando uma sensação de aconchego. 

Este é um exemplo de ambiente moderno usando o azul. Aqui o vermelho se contrapõem ao azul, quebrando um pouco a calma e tranquilidade e trazendo calor ao ambiente.

Estou com muita vontade de colocar um tecido na parede do meu quarto num tom de azul turquesa, clarinho, listrado. Já tenho o tecido em vista. Como moramos numa chácara, acho que combina com o ambiente, além de acalmar nossas mentas na hora de descansar. 

E vocês, tem algum ambiente em casa em tons de azul? Conta pra gente!

Nenhum comentário: