terça-feira, 11 de novembro de 2008

Livros sobre Moda

Credo! Eu tô me saindo uma péssima blogueira... não ta dando pra atualizar o blog todos os dias, por isso peço desculpas!

Tenho que contar pra vcs que tô numa fase "meio" estudiosa e de olho nos livros de moda que quero pra mim! Isso talvés esteja acontecendo porque fui nesse último findi pra Porto Alegre gravar na Feira do Livro (que, aliás, tá ótema! e acontece até dia 16). Encontrei uma banca mara (117, se não me engano, o nome dela eu não lembro agora) e quem me atendeu foi a representante da Cosac Naify em Porto. Tinha cada livro bom!

Mas o que eu tava procurando mesmo não achei, porque tinha esgotado na editora e tá sendo reeditado! Fiquei feliz por saber que vou conseguir ter o que a Vogue considerou como a minibíblia fashion! O livro é "A moda do século" de François Baudot.



Selecionei alguns dos livros "tem que ter" na nossa estante fashion!


*Fashion Design - Manual do Estilista de Sue Jenkyn Jones.
Livro de referência que combina o desenvolvimento passo a passo de uma coleção de moda com informações sobre o funcionamento do comércio global. Esta edição ampliada chega ao Brasil, num volume de 204 páginas, com 304 imagens entre fotos, ilustrações, croquis e diagramas explicativos. "Fashion Design - Manual do Estilista" também foi ampliado para se tornar um guia de consulta permanente: os termos e jargões de marketing da moda, de corte e costura, de fibras e tecidos são trazidos para os dias atuais em glossários que preenchem uma lacuna no mercado editorial do segmento; além de trazer calendários de eventos internacionais, fontes complementares de leitura (livros e sites) ao final de cada capítulo.


*Coleção Moda Brasileira - Cosac Naify
Uma iniciativa inédita no Brasil, a Coleção Moda Brasileira pretente traçar um panorama da moda contemporânea nacional através do registro da trajetória de alguns dos mais importantes criadores. Assim como a primeira leva da coleção, os novos títulos foram conceituados de acordo com o espírito de cada estilista, com encadernação especial costurada e sobrecapa diferenciada para cada volume.
Essa coleção é composta pelos seguintes volumes:
- André Lima
- Clô Orozco
- Lenny Niemeyer
- Marcelo Sommer
- Reinaldo Lourenço


*O Império do Efêmero de Gilles Lipovetsky
Como se explica que a moda seja um fenômeno essencialmente ocidental e moderno? Quais os grandes momentos históricos, as grandes estruturas que determinaram a organização social das aparências? Elaborando uma verdadeira arqueologia do frívolo e do efêmero, uma reflexão que ultrapassa a lógica do diferenciamento social, o filósofo francês Gilles Lipovetsky confere à moda um caráter libertário, faz dela signo das transformações que anunciaram o surgimento das sociedades democráticas. Lipovetsky acaba por nos mostrar que, "no filme acelerado da História moderna, dentre todos os roteiros, o da Moda é o menos pior".
Lançado na França em 1987, "O Império do Efêmero" provocou polêmicas acirradas: alguns críticos investiram violentamente contra ele, mas outros o consideraram um autêntico guia dos anos 80.

Um comentário:

Deni G. disse...

ai, eu amo ele.... e tenho um autógrafo do Lipovetski no meu livro!!!!! Ele é um amor, gente!!