sexta-feira, 27 de abril de 2012

Na decoração: Ladrilho Hidráulico

Meninas, vocês já ouviram falar em ladrilho hidráulico? Se não, tenho certeza que já viram, principalmente em casarões antigos. Pois bem, os ladrilhos são aqueles quadrados coloridos que lembram azulejos portugueses, e são feitos com cimento branco, quartzo, diabásio e pó-de-pedra. Os ladrilhos levam o nome de hidráulico porque passam cerca de 8 horas debaixo d'água para a cura.



Essas peças foram muito utilizadas nas décadas de 30 e 40. Na década de 60, com o surgimento da cerâmica industrializada, o ladrilho caiu no esquecimento. Mas foi nos anos 80 que decoradores e arquitetos voltaram a valorizá-lo, como forma de personalizar ambientesSim, porque com os ladrilhos a gente tem total autonomia pra criar, desde os  desenhos até as cores utilizadas, enfim um produto versátil e exclusivo, além de muito charmoso, né?




As fábricas que produzem ladrilhos hidráulicos ainda o fazem de forma artesanal, peça por peça, e são vendidos sob encomenda. Na minha casa temos ladrilhos na cozinha, no corredor e no lavabo, todos bem coloridos, já que moramos numa chácara!


Os desenhos podem ser geométricos, com listras, flores... E podem ser lisos e antiderrapantes também, excelentes para áreas externas. Acho lindo em formato de tapete! Uma dica é guardar todas as peças que sobram, mesmo as quebradas, já vi painéis de mosaico super bonitos com ladrilhos hidráulicos, principalmente nas paredes.


Vou deixar aqui 2 links de fábricas de ladrilhos que já fizeram trabalhos pra minha família e recomendo. E não esqueçam de ter bastante cuidado na instalação, são peças muito delicadas e precisam de cuidados especiais. Peçam na fábrica todas estas informações, viu?




Ladrilhos Petrópolis - Petrópolis - RJ
Fábrica de Mosaicos - Pelotas - RS

4 comentários:

G.I disse...

Imagens lindas! Adorei :)
Aqui na minha cidade tem o sobrado dos azulejos, todo revestido com um estampado de azul. Bem bonito.
Beijos!

http://debateinformal.blogspot.com

Franciele Vieira disse...

Q banheiro mais lindo aquele da imagem na vertical...ameiii

Vanessa Piovesan disse...

Adorei Nati, quero ladrilhar TUDO !!!!bjsss

Jéssica Maciel e Tarsila Ribeiro disse...

que diferente!Lindo
bjs